logo
MENU
Quinze de outubro de 2020, esta data poderia ser comemorada como todos os anos, cheia de abraços, aperto de mão, beijos, bilhetinhos em pedaço de papel e muitos presentes, sem esquecer o bolo, doces e salgados. Durante os meus 15 anos de vida docente foi exatamente assim que eu e os meus colegas de profissão comemoramos o dia 15 de outubro.
Esse ano fomos desafiados pelo o universo. Sim, desafiados, essa é a palavra que tem encaixe perfeito para o que estamos vivendo em tempos de pandemia do COVID 19. Como os desafios existem para serem superados, assim está sendo o ano para todas as profissões, onde diariamente busca-se encarar a realidade e solucionar os problemas que se apresentam.
Muitos dos meus colegas de profissão usuária a palavra difícil para explicar este ano, eu continuaria com o desafio. Pois, os desafios diários explicam tudo que estamos vivenciando. De repente tivemos que dominar a tecnologia de uma forma desafiadora, passamos a utilizar o computador com intensidade. Aliás, ele se tornou o nosso confidente. Sim, é com ele que passamos a maior parte do nosso dia e é ele que presencia as nossas angustias e também as nossas conquistas e alegrias.
Há um ano atrás se alguém chegasse para um professor é falasse que no ano de 2020, o professor não poderia ministrar aulas presenciais, não poderia ir à instituição que leciona e que não teria nenhum contato presencial com os alunos, o mesmo diria que jamais isso poderia acontecer. Sim, pois achávamos inabaláveis, só que tudo veio acontecer e estamos sendo desafiados todos os dias e o mais importante, estamos superando.
Considero para a profissão professor um ano de muitos conhecimentos e aprendizados incalculáveis, estamos aprendendo um pouco de todas as áreas. Pois, temos que entender de programas computacionais, sistema áudio visual, jogos interativos e muito mais. Passamos a ser professores tecnológicos. Lembram daquelas aulas que éramos cobrados todos os anos nos encontros pedagógicos, aquelas aulas interativas, aulas interdisciplinares, aulas que utilizassem programas computacionais. Lembram da cobrança pela a frequência digital que era importante o docente alimentar no sistema e insistíamos em fazer os diários manuais. Pois é, agora não teve escapatória, temos que diariamente alimentar a frequência no sistema, colocar o conteúdo digital, gravar a aula e disponibilizar no sistema, tudo isso realizado diretamente na nossa residência.
Transformamos a nossa residência em sala de aula, onde os alunos podem nos acompanhar de qualquer lugar. Buscamos todos os dias contextualizar os assuntos abordados nas aulas remotas de forma dinâmica para que o discente possa fazer parte daquele contexto sem desviar a atenção. Todos os esforços são em prol daquilo que realmente nos disponibilizamos a realizar quando a assumimos esta profissão tão digna que é a educação. Dessa forma, todos os esforços desprendidos e por acreditar em uma educação justa e de qualidade para todos.
Todos esses desafios que estamos vivendo nos colocou em um mundo onde a modernidade transformou todas as profissões e como toda transformação requer cautela devemos repensar e resignificar todas as nossas ações para que o processo de comunicação aconteça com a devida tranquilidade que precisamos para encarar toda essa situação.
Os aplausos para os profissionais do dia 15 de outubro de 2020 têm um gostinho diferente dos outros anos, tem lágrimas de saudades.... Mas, também tem muitas alegrias, por estamos juntos atravessando esse momento. Temos muito a agradecer, pela a nossa saúde, pelos os desafios, pela a superação, a transformação, a humildade de uns auxiliar aos outros, por todo resiliência, a palavra final para tudo isso é gratidão. Gratidão a DEUS pelo o dia dos professores de 2020, os GUERREIROS da educação.
Tecnologia
iSET - Plataforma de E-commerce para criar loja virtual
Plataforma de E-commerce para criar loja virtual