
Maria Olenewa - (1896 - 1965)
Como bailarina, coreógrafa e professora de balé, Olenewa foi responsável pela formação de grandes bailarinas como Eros Volúsia, Madeleine Rosay e Hulda Bittencourt.

Eros Volúsia - Primeira a dançar samba de sapatilha (1914 - 2004)

Hulda Bittencourt - Fundou a Cisne Negro cia. de Dança

Madeleine Rosay - Foto dedicada a João Luiz Rolla
O ideal de Olenewa de tornar a Escola de Danças Clássicas um celeiro para o Corpo de Baile, se concretiza com a promoção de sua aluna Madelaine Rosay (1924-1926) à primeira-bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro sendo a primeira brasileira a receber esse título, confirmando a importância da formação em dança, fruto da contribuição de Olenewa.

Madeleine Rosay (1924-1996)
Assim a cultura do ballet foi se disseminando por todo Brasil até despontar no Ceará na década de 1950 com Regina Passos que fez de parte de sua própria casa uma academia. Regina passos está para o Ceará tal qual Olinewa está para o Brasil. Apesar dos inúmeros desafios ela nunca desistiu dos seus ideais.

Regina Passos - Bailarina e Professora Cearense
Por muito tempo o balé foi visto como uma atividade acessível apenas à elite. De fato, no início, as aulas eram ministradas para as pessoas da alta sociedade, somente com Ana Botafogo o balé começou a se popularizar em nosso país. "Para isto eu tinha que levar a dança para o povo, para as praças, praias do Rio de Janeiro...levar o espetáculo para fora do teatro." Afirmou certa vez a bailarina.


Ana Botafogo - Tornou o balé popular no Brasil
Hoje o balé está muito mais acessível a todas as camadas sociais. A facilidade de acesso aos produtos e acessórios para sua prática, também foram fundamentais para sua rápida propagação. Em nossa região, a Casulo foi pioneira na oferta de um mix abrangente de produtos destinados a todas as fases, desde o iniciante ao nível mais elevado.